O Museu Egípcio de Turim

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Obviamente que antes de vir para Turim consultei dezenas de sites e guias turísticos para saber o que visitar e qual o nível cultural da cidade que ia ser a minha nos próximos meses. Em todos eles falava de um museu em particular, o Museu Egípcio de Turim.
Para quem não sabe, este é o segundo museu egípcio mais importante do mundo, apenas ultrapassado pelo Museu do Cairo, tornando assim Turim num ponto de paragem obrigatório para qualquer amante da arte e cultura Egípcia.
Não vou contar tudo o que vi (para saberem em pormenor tudo o que podem ver neste museu consultem o site oficial http://www.museoegizio.org/pages/capolavori_en.jsp), até porque grande parte das coisas já me deverei ter esquecido, mas o museu tem exactamente aquilo que se espera: múmias, túmulos, vasos, estátuas, queijo com cinco mil anos, etc., e é precisamente esse o problema dele, ser exactamente aquilo que se espera.

Já visitei muitos museus na vida, e posso dizer que este foi um dos mais aborrecidos. Pode ser um dos maiores do mundo, mas para uma pessoa que não seja verdadeiramente entusiasta da cultura egípcia, a diferença entre ver um vaso com três mil anos ou ver cem vasos com três mil anos prende-se apenas com o tamanho do corredor que tem de caminhar. Claro que o museu é interessante, mas sendo a cultura egípcia já tão referenciada, seja em documentários ou filmes, aprendida nas escolas e objecto de interesse em tantos museus espalhados pelo mundo, seria de esperar que aqui pudéssemos aprender algo de novo sobre um assunto que já conhecemos relativamente bem. Não aprendemos. O museu é o segundo maior pela quantidade, não pela qualidade.
Raras são as explicações históricas sobre o que estamos a ver, assim como raras são as palavras que conseguimos encontrar em inglês ao longo de toda a visita.
Simplificando a explicação para quem já visitou, comparo este museu ao Museu do Prado em Madrid: grandioso, histórico, repetitivo, aborrecido.

Com um preço que não considero baixo, 3,50€ para jovem (18 aos 25), 7,50€ para adulto, este é um ponto de paragem não obrigatória. O meu concelho é, se visitam por 4 dias ou menos, não vão lá, se visitam por uma semana ou mais, fica ao vosso critério.

Miguel

1 comentários:

domenico manzano disse...

Rapaz. estude um pouco mais para não fazer comentários tão imbecis como esse que v. tem coragem de publicar.