A comida

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aproveito o facto de estar a cozinhar para escrever este artigo, a atenção que perder por ter de estar a vigiar o fogão, compenso em inspiração.
Apesar não ser um especialista em comida nem apreciador de um bom jantar num restaurante de renome, gosto de comer e acima de tudo adoro observar como cada cultura influencia os aspectos do dia-a-dia dos seus cidadãos, e em Itália, a cozinha é um deles, e dos grandes.
Comecemos pelo mais geral. Sim, em Itália come-se muita pizza e muita pasta, não é mito ou história de desenhos animados, por aqui há um sítio a vender pizza em cada rua, seja uma confeitaria, um restaurante com classe ou mesmo num das centenas de restaurantes de Kebab, que por aqui inventaram o “Kebab-Pizza”, uma mistura qualquer para tornarem aquela coisa esquisita mais familiar. Come-se pasta (que em bom português, é massa, caso alguém estivesse equivocado se estávamos a falar de pasta de atum ou algo assim) todos os dias, muitas vezes ao almoço e ao jantar. Batata e arroz também vão fazendo parte da dieta, mas em quantidades muito inferiores e preparados de maneira bastante simples (excluindo o Risoto, prato típico italiano que consiste em arroz com uma data de coisas misturadas, dependendo do cozinheiro).
Não vou falar da cozinha italiana, tradições ou de quais os restaurantes a visitar, podem encontrar toda essa informação facilmente num qualquer site turístico.

No que toca a supermercados, podemos encontrar o que se encontra um pouco por toda a Europa, quanto mais longe do centro, maiores ficam. Há aqui uma cadeia chamada “Crai” que pode ser comparada ao Mini Preço (aos antigos, aqueles pequeninos enfaixados no meio de apartamentos, não aos novos gigantes que parecem o Pingo Doce.) que em conjunto com o Carrefour Express, em geral do mesmo tamanho, e alguns outros “independentes” um pouco maiores, fazem a despesa no centro da cidade.
A comida é, em geral, mais cara que em Portugal, mas nada que seja exageradamente mais caro, em França nota-se uma diferença maior. Entre as poucas coisas em que encontramos pouca diferença no preço encontramos a massa, alguns legumes, o vinho e pouco mais (e os gelados de bola nas geladarias, mas isso não é bem comida). A carne e os congelados são mais caros, e isso nota-se bem.

Para qualquer estudante, o concelho é, cozinhar compensa. Quanto melhor, mais satisfeitos ficam, podem convidar pessoas a vossa casa para jantar, não podendo esquecer de comprar um bom pão e um bom vinho.

Para finalizar, recomendo um sítio chamado Eataly, um super mercado dedicado exclusivamente ao que a Itália tem de melhor para oferecer em termos de comida, bebida ou temperos, um verdadeiro paraíso para apreciadores de boa comida, pois o local combina a venda dos produtos ao público com uma rede de restaurantes, onde podemos ter uma refeição e mais tarde comprar todos os ingredientes necessários para a fazermos em casa (excluindo o chef).

Feliz por estar de volta,
Miguel

2 comentários:

JotaEne6 disse...

Cozinhar compensa e muito :p

E podemos sempre comer o que nos apetece.
Só não percebi a parte de excluir o chef...Eu cá não dispenso o senhor vascó! xD

Aproveita a estadia :D

abraço

Sara Sofia disse...

estamos à espera de notícias senhor praticamente italiano :)