A UniTo e os amigos

domingo, 19 de setembro de 2010

A minha segunda-feira começou com uma nova esperança, era o dia da apresentação na Universidade, ia ser uma oportunidade única para conhecer amigos e alguém com quem pudesse passar os dias. E a verdade é que tive mais sorte do que podia alguma vez imaginar. Logo no registo, encontrei um rapaz Dinamarquês chamado Rasmus, que era a primeira pessoa que falava bem inglês das que tinha encontrado até agora. Conversamos bastante e vimos logo que ali estava o inicio de uma boa amizade. Mais tarde, a caminho da apresentação, encontramos um rapazinho com ar de brasileiro que também falava muito bem inglês. Apresentou-se como Phil, da Alemanha, com 28 anos, está a acabar o mestrado. Começamos a falar das viagens que já tínhamos feito, e ambos vêem de famílias bastante abonadas, logo tinham muitas histórias para contar, principalmente o Phil, que insistia em dizer o quão velho é por cada vez que contava uma história, e como ambos são também bastante inteligentes, a conversa foi decorrendo em volta dos mais variados temas sem dificuldade, com bastante incidência para o “eu”, “eu sou assim”, “eu gosto disto”, “eu penso que”, e nunca foi tido como egocentrismo, estávamos todos à procura do mesmo, conhecer novas pessoas, o melhor que nos podia acontecer era ouvi-los a falar sobre si. E assim foi, um português baixo e barbudo, um alemão com cara de menino e um dinamarquês alto e de bom aspecto fizeram-se à cidade, a base do grupo estava criada, estávamos prontos para conhecer quantas pessoas quisessem aparecer, com certeza que já não estávamos sozinhos nesta aventura.

A apresentação ocorreu num edifício antigo e muito bonito, cheio de estátuas de pessoas que descrevemos como “muito inteligentes e que não perdiam muito tempo em festas”. Passaram um vídeo a dizer o quanto a UniTO (Università di Torino) é espectacular e é o sítio onde queremos mesmo estar e tudo o mais, mas o importante veio depois, com umas bancas que estavam cá fora, a maior parte de associações dedicadas aos estudantes de Erasmus, que nos indicaram os encontros, as festas e os locais de interesse. Foi bom para começar a planear a vida para os próximos dias, visto que as aulas só começam a 1 de Outubro, graças a alguns problemas a nível nacional que a senhora não nos quis explicar, um pouco por vergonha do seu país, pareceu-me.
A maior parte das pessoas que conheci vai para Economia, o mesmo que o Rasmus, e ainda não conheci ninguém que fosse para ciências. A maior parte das pessoas a fazer Erasmus são de Espanha, quase 50%, o que é uma pena, fica difícil falar italiano quando se ouve muito espanhol,

O Phil já tem casa, muito próxima do centro, já cá está desde o início de Setembro, fala bem italiano e tem dezenas de amigos que já tinha de outras viagens e que foi conhecendo enquanto cá esteve. O Rasmus tem reserva num hotel até dia 19 de Setembro e está à procura de casa também no centro, não lhe interessa o que possa pagar, diz que iria gastar mais em táxis ao longo dos seis meses, “já me conheço o suficiente”.

Agora sim, a aventura começa a ter pernas para andar e se fazer grande.
Tenho a certeza que com estes rapazes não vão faltar noites inesquecíveis e dias de loucura, eles estão tanto na disposição para isso quanto eu.



Abraços,
Miguel

1 comentários:

Mariana disse...

2 amigos para a vida já! =D
é bom saber que estás bem e que já tens amigos por esses lados...
e não te esqueças nunca de distribuir free love and free smiles...! :)

ps: cozinhar com o computador à frente: mt bom! ehhe