A Juve

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A verdade é que estando em Itália, além das pizzas e dos rapazes atiradiços, há outra coisa da qual não se pode fugir: do futebol. E muito menos em Turim, lar da nobre “Vechia Senhora”, a Juventus. Senhoras, se não se interessam nem um pouco por isto, não passem já para o próximo texto, não vou só falar da bola agora.

Esta é mais uma parecença com Portugal, as pessoas falam sobre futebol como assunto trivial, existem os jornais desportivos, as publicidades, principalmente de produtos ou serviços relacionados com rádio e televisão, tem jogadores famosos, vê-se pessoas com indumentária do seu clube e alguns dos cafés, bares e restaurantes passam os jogos, seja num ecrã gigante ou numa televisão pequenina ao canto.
Embora aqui não exista, como é óbvio, o típico café/tasca português, mais para o centro histórico da cidade vão-se encontrando sítios (poucos) onde se pode estar simplesmente sentado a beber um café ou uma cerveja e ver o jogo. Ainda não o experimentei, mas acho que até Fevereiro vou ter a oportunidade, é sempre bom reviver um ambiente familiar.

Para ser sincero, esperava um pouco mais de entusiasmo em torno da equipa, mais pessoas a demonstrar o seu apoio em casacos, bonés ou porta-chaves, principalmente em dias de jogo. Mas muita da reputação e amor pela equipa foi abalada há poucos anos, aquando do processo judicial que acabou na sua despromoção para a 2ª divisão (para quem não sabe, na altura os senhores da Juventus eram um pouco como os do Boavista, e não só pelas cores branco e preto, a legalidade não era o forte no que se passava fora e até dentro das quatro linhas) e apesar de já estarem de novo em boa forma no Calcio (1ª Liga Italiana) a chama de outros tempos ainda está um pouco em baixo. Outro aspecto é que no centro da cidade, onde passo os meus dias, o clube mais amado é o Torino F.C., apesar de ser um clube da 2ª divisão. Sob o risco de estar a dizer uma abominação, comparo-o com o Belenenses, que é o clube das gentes da zona alta de Lisboa.
Mesmo no estádio o ambiente não era tão electrizante quanto estava à espera. Disseram-me que por ser um jogo para uma competição europeia contra uma equipa desconhecida da Polónia ajudou a que o estádio estivesse a meio e os adeptos sem grande garra. Vou esperar para ver um jogo da liga e depois faço saber.
Para quem achar útil, existe uma loja de produtos oficiais no centro da cidade com muitas coisas para levar de recordação para os entes queridos que gostem de futebol, tudo a preços bem Italianos claro. Os bilhetes são comprados numa outra loja, também no centro, dentro de umas galerias, e tem de levar identificação, apenas um bilhete por pessoa, os italianos não brincam com a venda de bilhetes no mercado negro.

Já agora, esta época a Juventus joga no Estádio Olímpico de Turim, o histórico Estadio del Alpi está em obras e só na próxima época pode ser usado. Pelo projectos vai ficar um estádio de classe mundial, por isso convém sempre ficar com contactos de pessoas de cá caso queira vir passar uns dias e ir à bola no fim-de-semana.

Com saudades das noites em Portugal,
Miguel

2 comentários:

Anónimo disse...

tu ja sabes o quanto te invejo por tares em Turim, mas é so porque tas msm ao lado da "vechia senhora" clube que mais gosto em Itália, e como adepto ferrenho que sou da Juve, apesar de terem descido de divisao nao mudou nada, alias acho que o treinador actual é uma Besta, mandou outra vez o Diego embora como é possível...

bem uma saca da loja ja tenho hihi...

ja só falta dares um abraço ao lesionado Buffon e ao Del Piero por mim...

Abraço Paulinho

Mariana disse...

bem eu não tenho inveja por estares em Turim mas sim por estares em Itália!!! É um país a que nunca fui (ou melhor fui so de passagem com meus pais, mas tinha 4 anos e so estivemos um dia em Milão, nada mais, ou seja é o mesmo que nunca ter ido!) e sempre tive curiosidade e vontade de o conhecer de uma ponta à outra... por enquanto não o posso fazer mas espero que o faças um pouco por mim!! :P
mas olha que as italianos também são bem atiradiças, eheh...